TALHERES
30/05/2011 00:12
TALHERES
A Origem
É importante esclarecer que, até o século XI, as pessoas comiam pegando as iguarias com as mãos. Contudo, as “boas maneiras” determinavam que o elegante era usar apenas três dedos - o polegar, o indicador e o médio. Depois...muito tempo depois mesmo, começaram a surgir os primeiros talheres, e é interessante dizer que até chegaram a causar uma polêmica terrível, pois a opinião corrente era de que seria uma heresia não pegar, com as mãos, a comida fornecida por Deus.
Com certeza, o primeiro talher a ser inventado, pelo homem, foi a FACA... Naturalmente, não foi concebida como uma utilidades para ser usada com as peculiares que hoje lhe são próprias, pois, deve ter sido criada exclusivamente para cortar. Há aproximadamente 2.500.000 anos, na Era Paleolítica Inferior, na Tanzânia e na Etiópia já existiam as primitivas facas feitas de lascas de pedra, usadas para preparar as pontas nas lanças, para cortar o couro para as vestimentas e, sem dúvida para caçar e dilacerar a carne dos animais abatidos.
Demorou bastante a sua transformação, uma vez que só na Idade do Bronze, já por volta de 3 000 a.C., é que elas passaram a ser feitas de metal, embora continuassem a ter a finalidade primitiva de instrumento de defesa.
O segundo talher a surgir foi a COLHER.
Há registros arqueológicos, com mais de 20 000 anos, da existência de artefatos muito parecidos com a colher, feitos de pedra, madeira e marfim. Também existem informações de que, ao surgir o pão há 12 000 anos, já se usava a colher para jogar o caldo sobre ele.
Todavia, é comum constatar-se a divulgação que a colher fora concebida na Roma antiga, tendo o seu formato inicial baseado nas conchas de moluscos. Teria então, uma única utilidade: mexer os molhos e os caldos. Posteriormente, passou a ser usada para se comer moluscos e ovos.
Assim Como as facas, as primeiras colheres, também, foram feitas de pedra, porém, não levou muito tempo para que fossem confeccionadas com ossos. Quando o homem aprendeu a utilizar o fogo e manipular os metais, as colheres passaram a ser feitas em ferro, prata e ouro, ainda que também, fossem elaboradas em barro cozido e, mais tarde, em porcelana... o que não impedia que fossem encontradas esculpidas em madeira.
O GARFO, foi o terceiro utensílio a ser confeccionado.
Como, só apareceu no Século XI, os primeiros já surgiram confeccionados em metal. Porém, não tinham as serventias atuais, pois eram usados com a particularidade de segurar as iguarias para serem cortadas pela faca... quando muito, serviam também para sacudir a comida de maneira que se lhe tirasse o excesso de molho, por isso, apresentavam apenas dois dentes. Em pouco tempo passou a possuir três dentes. Conta a História que, no meio do Século XI, Theodora, filha de Constatntino VIII – Imperador do Oriente – ao chegar de Constantinopla para casar com Domenico Selvo – Doge de Veneza – trouxera na bagagem um utensílio de ouro (denominado de garfo) com dois grandes dentes, com o qual comia frutas cristalizadas. A partir do casamento, o garfo foi difundido na população cosmopolita que pouco a pouco foi assimilando o uso de tal artefato.
Posteriormente, esse uso espalhou-se por Milão, Florença e o resto da Europa. E como já era bem conhecido por todo o velho continente,, por volta, da idade media, passou a ter três dentes.
Contudo, o rei Felipe II de Nápoles, sentia dificuldade de usar este garfo para comer espaguete, sua comida predileta... assim sendo, foi inventado o garfo de 4 dentes, em 1880.
-------------------------------------------------
TALHERES INDIVIDUAIS
Pelo que consta, ainda que tivessem sido difundidos pelo mundo, era costume de se usarem os talheres coletivamente. Contudo, em1630, o cardeal Richelieu (1585 - 1642), ardoroso defensor das boas maneiras, preconizou o seu uso de forma pessoal, sugerindo que cada homem devesse ter um talher para ser usado individualmente à mesa.
-----------------------------------------------------------------------------------
TIPOS DE TALHERES
Os talheres depois de serem difundidos em todas as partes do globo, começaram a serem confeccionados de formas particularizadas para atenderem as peculiaridades de seus usos. Dessa maneira, foram inventados talheres específicos para se comer peixes, para se comer sobremesa, para se tomar chás, para se comer moluscos, para se tomar sopas, para se comer bolos, inclusive um especial para se comer o famoso caracol escargot.
-----------------------------------------------------------------------------------------LUGARES CORRETOS DOS TALHERES
O Requinte determina que seja obedecida a seguinte colocação dos talheres à mês.
--------------------------------------
SOFISTICAÇÂO .
Com certeza você conhece a faca elétrica que, em certo momento, já era uma grande sofisticação... no entanto, no ano passado -2010, surgiu o GARFO ELÉTRICO.
Mas, para que serve o tal garfo elétrico?
Pelo mesmo motivo que o levou a ter quatro dentes... é... é isso mesmo... da mesma forma que Felipe II, o americano Israel Robert Smuts, louco por uma macarronada, também tinha dificuldade em enrolar a massa no garfo e, então, criou um garfo elétrico para facilitar seu trabalho na hora de pegar o seu tão querido espaguete.
O "Twirling Spaghetti Fork" é perfeito , para os desajeitados que não sabem enrolar o macarrão usando um garfo comum ou, simplesmente, para quem gosta de uma grande sofisticação.
Mas é bom informar que o "Twirling Spaghetti Fork" custa, APENAS, £7,99 na loja inglesa Lazybone UK.
------------------------------------------
O TALHER ORIENTAL
Nos países do Oriente, os talheres são bem diferentes dos usados no Ocidente, ainda que muitas pessoas brasileiras – inclusive capixabas - “adoram” usar os “palitinhos” para comer Suchi e sachimi, completamente errada, considerando que essas iguarias devem ser levadas à boca com as mãos.
Os hashis
Os primeiros hashis foram utilizados como suporte para grelhar carnes sobre a brasa e, para não queimar as mãos e servir a carne, eram feitos em tiras de bambu.
Verdade ou história, o uso tornou-se um hábito que continua sobrevivendo até os dias de hoje.
Os hashis são muito higiênicos, quiçá até mais que os próprios talheres ocidentais, e podem ser confeccionados em diversos materiais: bambu – como os originais -, prata e marfim. A culinária oriental parece ter sido, de certa forma, desenvolvida para ser consumida por estes palitinhos, pois, os alimentos são cortados em tamanhos bem reduzidos que facilmente podem ser segurados por esse artefato. Mas é bom saber que existem algumas regras de etiqueta para segurar os hashi:
1. Não se deve balançar os palitos no ar.
2. Não se pode passar os alimentos do seu hashi para o hashi de outra pessoa.
3. Os palitinhos não foram criados para perfurar os alimentos.
4. O hashi não faz parte da tradição de comer sushis e sashimis. Isso é um hábito ocidental e muito errado, o correto é consumir essas iguariasutilizando-se as mãos.
-----------------------------------------------
CURIOSIDADES SOBRE O USO DO HASHI
OBS.: Se você quiser evitar a SHINDA TOKI – gafe -, leia atentamente as recomendações abaixo. Foram passadas por um Oriental
- Nunca cruze o hashi;
- Segure o hashi perto da parte final e não no meio ou no começo;
- Nunca pegue a comida na posição vertical e sim pelas laterais;
- Quando não estiver usando o hashi ou quando tiver terminado de comer, coloque-o na sua frente, com a ponta virada para esquerda.
- Não espete o hashi na comida. É considerada uma shinda toki (gafe). É costume no Japão, espetar o hashi em um pote de arroz e conduzi-lo do velório ao cemitério.
- Não passe comida do seu hashi diretamente para o hashi de outra pessoa. Apenas ossos da cremação em funerais são passados dessa maneira.
- É falta de educação escolher comida e apontar pessoas e objetos com o hashi
- Não movimente pratos ou tigelas com o hashi.
- O correto é segurar o hashi com a mão direita e usar a esquerda para levantar as tigelas de arroz e de sopa para comer.
- Quando houver pratos que serão degustados por todos, deverá ter um hashi para cada prato, onde você irá utilizá-lo para se servir.
- Garfo e faca são usados apenas para pratos ocidentais. Colheres às vezes são utilizadas em pratos Orientais que apresentam uma certa dificuldade de serem consumidos com o hashi, por exemplo, alguns donburi ou kare raisu. A colher chinesa de cerâmica ocasionalmente é usada para sopas.
------------------------------------------------------------------------------------
MODO DE USAR O HASHI: